A participação do Paraná na FITUR 2026 consolidou um passo estratégico para a expansão do estado no mercado europeu. Em uma agenda produtiva durante a feira e no evento Meeting Isso é Paraná, o órgão oficial de promoção turística, Viaje Paraná, e a Civitatis, plataforma líder em visitas guiadas e excursões no mundo, reafirmaram sua parceria com foco em ampliar a comercialização dos destinos paranaenses para o público internacional.
O encontro contou com a presença de Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis Brasil, que destacou o sucesso atual da cooperação: a plataforma já comercializa 67 excursões no Paraná em moedas como euro, dólar e real, tendo alcançado a marca de mais de 10 mil viajantes atendidos no destino.
“A reunião foi muito produtiva, tratamos de formas de cooperação e oportunidades de fomento e atração de mais turistas estrangeiros, sobretudo do mercado europeu, para que conheçam mais e melhor o Paraná”, afirmou Alexandre Oliveira.
Foco em diversificação e campanhas promocionais
A nova fase da parceria visa não apenas aumentar o volume de vendas, mas também diversificar a oferta turística, apresentando ao mercado global atrativos que vão além dos destinos tradicionais.
- Nova campanha 2026: A FITUR serviu como base para o planejamento de uma nova campanha promocional para este ano, aproveitando que a Espanha é hoje o 4º maior emissor de turistas estrangeiros para o Paraná.
- Conectividade aérea: O diálogo institucional foi reforçado pelo anúncio do novo voo direto Lisboa–Curitiba, operado pela TAP, que facilitará o fluxo de turistas europeus captados por plataformas como a Civitatis.
O secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos, lembra que neste ano entra em operação o voo direto entre Lisboa e Curitiba, lançado pela TAP e o Governo do Estado. “A FITUR 2026 foi um marco importante para o Estado. O Paraná tem batido recordes na atração de turistas internacionais e a Europa é muito importante. Por isso temos trabalhado nessa questão de voos diretos”, destacou.
Resultados estratégicos na FITUR 2026
A estratégia do Governo do Estado, liderada pelo secretário de Turismo, Leonaldo Paranhos, e pelo presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, resultou em avanços significativos:
- Diálogo com grandes players: além da Civitatis, o estado avançou em negociações com a Avianca e retomou conversas com outras plataformas.
- Certificação global: o Paraná busca, junto à ONU Turismo, uma certificação global para fortalecer sua visibilidade e compromisso com práticas sustentáveis.
- Crescimento do trade: em 2025, a procura de empresários paranaenses para participar de eventos internacionais no estande do estado cresceu 85%.
Com mais de 120,9 mil visitantes espanhóis registrados desde 2018, o Paraná reafirma sua posição como um dos destinos brasileiros mais preparados para o turista europeu, unindo infraestrutura, conectividade e uma robusta vitrine digital através de parcerias estratégicas.
Sobre a Civitatis
A Civitatis é a plataforma líder na venda de visitas guiadas, excursões e atividades em português e espanhol ao redor do mundo. Com um catálogo de experiências cuidadosamente selecionadas em mais de 4.200 destinos, a plataforma conecta, todos os meses, mais de 1,2 milhão de viajantes às melhores atividades locais.Seu modelo se baseia em três pilares: simplicidade, qualidade e excelência no atendimento. Por meio de uma equipe especializada que prioriza autenticidade e confiabilidade, a Civitatis garante uma oferta curada que já soma mais de cinco milhões de avaliações verificadas, com nota média de 9,1/10. Combinando tecnologia própria e curadoria humana especializada, a Civitatis se consolidou como a referência do setor na América Latina e Espanha, cumprindo sua missão de “completar a viagem” de milhões de pessoas ao redor do planeta.


