Após quase dois meses de petróleo cru chegando as praias do Nordeste, finalmente, boa parte das praias já está limpa. No entanto, não é possível precisar quanto mais pode chegar no nosso litoral.

Voluntários em Pernambuco

Segundo informações apresentadas no último domingo (03/11) pelo Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) do Governo Federal, as praias do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Paraíba já estão limpas!

ICMBio

O GAA é formado pelo IBAMA, Marinha e Agência Nacional de Petróleo.

Ainda segundo o Informativo do GAA, mais de 3.370 militares da MB, 27 navios, sendo 23 da MB e 4 da Petrobras, 14 aeronaves, sendo 3 da MB, 6 da Força Aérea Brasileira (FAB), 3 do IBAMA e 2 da Petrobras, além de 5.000 militares e 140 viaturas do Exército Brasileiro (EB), 140 servidores do IBAMA, 40 do ICMBio e 440 funcionários da Petrobras atuam nessa grande operação.

Marinha em Abrolhos/ BA

Quando o Governo entrou em cena?

O Vice-Presidente da República, Amilton Mourão, anunciou a entrada do Exército na mobilização para conter o petróleo em 21 de outubro, 49 dias depois do primeiro anúncio oficial da invasão do óleo nas praias nordestinas.

Até uma ação efetiva, e menos tímida por parte do Governo Federal, os municípios com ajuda de muitos voluntários se revezaram na limpeza e retirada

Investigações

O Governo Federal, através de seus órgãos, tem investigado este crime ambiental contra o Brasil. Desde que iniciou suas buscas, descobriu se tratar de petróleo cru Venezuelano que foi comprado por um navio grego.

As empresas que navegaram pelo litoral brasileiro no período foram notificadas e o Governo aguarda respostas.

Danos no litoral Nordestino e no turismo

O Ibama estima danos na casa dos bilhões ao contabilizar o ocorrido e a recuperação local.

Além de todo o problema ambiental, os impactos ao turismo ainda não podem ser contabilizados, já que o Nordeste está em baixa temporada. Segundo a Presidente da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Magda Nassar, os cancelamentos ou mudanças de reservas ainda é pequeno. No entanto, se o óleo não for removido para a alta temporada (verão), com certeza haverão consequências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *