Para ter um lugar no mercado, se diferenciar e aumentar sua relevância ao oferecer os seus serviços é primordial nesta etapa. Pare para pensar: quando oferecemos a execução de um serviço, não necessariamente está ligado a um produto concreto – e por esse motivo que é muito mais difícil fechar a venda.

Porque, quando pagamos por algo, queremos algo tangível, como um produto, por exemplo, mas quando você vende serviços, nem sempre é possível evidenciar a importância do trabalho como um todo. O seu cliente só vê o produto final, infelizmente.

Mas, não fique triste, mesmo sendo difícil, não é impossível convencer os seus clientes a comprarem soluções – afinal, é isto que você vende. Nesse sentido, a oferta de serviços não precisa estar atrelada ao produto final, por exemplo, mas sim ao suporte que sua agência marketing pode proporcionar ao cliente.

Por esse motivo, sua empresa precisa de uma boa estratégia de marketing de serviços, para atrair muito mais clientes e agregar mais valor para aqueles que já estão na casa. Para te ajudar, ao longo do texto, vamos abordar as seguintes temáticas:

  1. Entendendo o marketing de serviços
  2. Como seus clientes podem fazer parte da estratégia do marketing de serviços
  3. Como aplicar o marketing de serviços na sua agência de marketing

1.Entendendo o marketing de serviços

Os consumidores, desde sempre, têm maior confiança quando alguém, seja do seu círculo social ou não, recomenda um produto ou serviço, muito mais do que em propagandas. Imagine o que não dá para fazer em uma sociedade altamente conectada nas redes sociais praticamente o tempo todo? Principalmente para quem vende serviços, como é o caso da sua agência de marketing, e ter tais recomendações e visibilidade no mercado é primordial.

Nesse sentido, você precisa saber promover o que você vende e é aí que entra a estratégia do marketing de serviços.

Antes de você começar a aplicar esse modelo de venda do seu negócio, precisa entender os princípios do marketing de serviços, que possui 7Ps:

  • Produto: definir o que será oferecido;
  • Preço: o valor justo a ser cobrado e que condiz com as despesas e o lucro da sua agência marketing para fornecer tal serviço;
  • Praça: onde será veiculado a sua oferta;
  • Promoção: como os seus serviços serão divulgados;
  • Pessoas: uma equipe alinhada com os objetivos da empresa influencia diretamente a qualidade da experiência que é oferecida para os seus clientes;
  • Prova Física: a infraestrutura da sua agência de marketing, local propriamente dito, onde você vai oferecer a venda, fechar negócio e entregar o produto final para os seus clientes. Tenha um ambiente bonito, organizado e limpo;
  • Processo de entrega: ter um bom relacionamento com o cliente, demonstrar que você e sua equipe entendem o problema dele e que farão de tudo para solucioná-lo. Além de garantir que tudo que foi oferecido está sendo cumprido nos prazos estabelecidos.

2.Como seus clientes podem fazer parte da estratégia do marketing de serviços

Como o cliente faz parte de todo o processo, desde quando fecha negócio na sua agência marketing, você pode usá-lo como co-produtor do seu marketing de serviços. Isso mesmo que você leu, quando você investe em relacionamento, consegue ter feedbacks dos seus serviços e assim, buscar soluções para que a sua entrega melhore cada vez mais.

Afinal, acompanhar a satisfação dos clientes é fundamental em qualquer negócio, seja ele na venda direta de produtos ou serviços. Mas no seu caso, você tem autonomia para entender o seu cliente mais a fundo, para resolver suas demandas, o relacionamento é fundamental para isso.

Ou seja, você já tem meio caminho andado, só precisa fazer as perguntas certas para obter o feedback do seu trabalho e de sua equipe.

3.Como aplicar o marketing de serviços na sua agência de marketing

Por fim, separamos algumas dicas para você conseguir materializar os seus serviços, para que seus clientes consigam ver o valor real do seu trabalho. São elas:

  • Criar categorias para os seus serviços
  • Saber vender e precificar
  • Combine diferentes ofertas de serviço

Criar categorias para os seus serviços

Para quem trabalha com prestação de serviços, cada tipo oferecido possui um preço diferente. Mas para cada cliente você deve montar pacotes que atendam a todas as necessidades dele.

Assim, você cria diferentes categorias de serviços, com tudo o que a sua agência de marketing pode oferecer ao cliente. Pense em pelo menos três planos: básico, intermediário e o mais top.

Desse modo, o seu cliente consegue visualizar todos os tipos de serviços que serão realizados e se pode arcar com tais custos, o que torna o processo de decisão muito mais fácil.

Saber vender e precificar

O preço de um produto é muito mais fácil de ser definido, porque o custo de produção é concreto. Já quem presta serviços, os valores são subjetivos, porque dependem do valor da hora trabalhada de cada funcionário envolvido no processo.

Nesse caso, a dica é pegar todos os funcionários da sua agência de marketing que vão se envolver com o cliente, para poder cobrar um valor justo e que a sua empresa também não saia no prejuízo.

Outra dica para estabelecer um preço, você também precisa saber o quanto a concorrência está cobrando, para não ter um valor muito acima e nem muito abaixo no mercado.

Combine diferentes ofertas de serviço

Por fim, você pode propor algo novo para os seus clientes, fazendo uma nova junção dos serviços que sua agência marketing já faz. Mas essa estratégia só é válida para quem consegue diferenciar tais ofertas dos demais concorrentes.

Ou seja, preste atenção no que está sendo ofertado na sua região e aposte na sua criatividade e na de sua equipe. Outra dica é apostar em parcerias com outros prestadores de serviços que vão agregar valor na entrega do produto final para o seu cliente.

Nesse último caso, você precisa enxergar o que seu cliente precisa, fazer um plano estratégico, alinhar com o seu parceiro e só depois oferecer a solução para o cliente. Assim, ele vai perceber que você está pensando no negócio dele e vai agregar valor no que foi dito, e inclusive, pode até perceber que ele realmente precisa focar em resolver tal problema.

Gostou das nossas dicas de como aplicar o marketing de serviços na sua agencia? Agora é só colocar a mão na massa. Bons planos e boas vendas!

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